Um dos fatores que mais colaboram para a conquista de objetivos dentro de uma organização inovadora é o compartilhamento de informações e a contribuição que cada membro da equipe de trabalho oferece para o todo. A comunicação fluida e os bons relacionamentos entre as pessoas que formam os times são fundamentais para que projetos e negócios cresçam de forma criativa, rápida e consistente.

E você, como se comporta em equipe? Você favorece a realização das ações e conquista dos objetivos? Oferece sua contribuição com clareza e respeito às demais visões? Lida bem com diferentes perfis de pessoas e gerações? Movimenta as pessoas rumo às mudanças e ao futuro?

Uma coisa é fato: somos diferentes uns dos outros e temos, por natureza biológica, uma forte tendência a achar “corretas” ou “adequadas” ideias que são parecidas com as nossas ou que vêm de pessoas com características semelhantes às nossas, sejam nas preferências, no perfil comportamental ou até fisicamente. Nossa mente, sem que percebamos, busca o tempo todo o familiar, o mesmo, o igual ou semelhante. É como se, naturalmente, ignorássemos essas diferenças no convívio com as pessoas. Do meu ponto de vista, aí reside um dos maiores entraves para o sucesso do trabalho em equipe.

Coloco aqui alguns pontos, baseados em meu conhecimento e minha experiência de mais de 15 anos trabalhando nessa área, que considero relevantes para você refletir e praticar essa importantíssima competência, que sempre está em moda: a comunicação. Acredito que os pontos abordados aqui são relevantes para o desenvolvimento de carreira de qualquer profissional seja qual for a área ou posição de atuação, pois, por menos envolvimento com pessoas que você imagina ter ao escolher uma carreira, para crescer na mesma, precisará se relacionar e se comunicar com eficácia.

Então, vamos lá!

Ao ouvir, ofereça respeito e curiosidade.

Ouvir, além de um ato de respeito, abre nossa mente e nos impulsiona a aprender coisas e visões novas. Mas como temos tendência natural de nos aproximar de pessoas com ideias e perfis semelhantes ao nosso, torna-se mais fácil entender as mesmas. Para ser construtivo no trabalho em equipe é necessário colocar de lado o que você acha correto por um tempo e se abrir para entender pessoas diferentes de você. Ouvir é conhecer e entender! Não, necessariamente, concordar. Para isso, pratique fazer perguntas que te levem ao conhecimento mais específico e amplo da visão do outro. O que de fato a pessoa está dizendo? Como chegou a essa ideia ou conclusão? Quais as bases que sustentam a colocação? Você pode se surpreender!  

Desenvolva flexibilidade para conviver com pessoas diferentes de você.

A maioria das pessoas nasce com um perfil predominante e uma forma preferencial de se relacionar e transmitir suas ideias. Contudo, ao longo da vida, algumas são estimuladas pelo meio em que vivem a se ajustarem a diferentes contextos e pessoas que passam ou convivem e outras, menos incentivadas a isso. Em um mundo em constante avanço e mudança, é fundamental que você desenvolva essa habilidade de responder de forma específica aos diferentes perfis de pessoa que encontra em seu time de trabalho ou fora dele. Adequar a mensagem ao estilo e à forma de compreensão de quem interage com você é um grande passo para que sua mensagem ganhe significado no mundo mental da outra pessoa.

Você pode ajudar seu cérebro a desenvolver essa habilidade, praticando atividades simples que não está acostumado a fazer diariamente, como por exemplo: escovar os dentes ou tomar banho com os olhos fechados, escrever poesias, pintar, mudar o caminho que faz para o trabalho, deixar pessoas ao seu redor mais felizes, experimentar um esporte novo ou uma nova comida, enfim, tudo o que faz sua mente sair da rotina.

Inspire as pessoas com suas ideias.

Você já passou pela situação de falar e não ser compreendido? Ou de falar e achar que as pessoas não compraram sua ideia?

Existe uma tendência muito forte no ser humano a culpar o outro em situações como essa. Contudo, pessoas que possuem alto grau de influência e persuasão têm introjetado em sua mente que são responsáveis por serem compreendidas e fazer os olhos dos interlocutores brilharem.

Ao tomar a responsabilidade por ser entendido, você estuda a audiência e procura direcionar seu nível de detalhamento, argumentos e considerações para o perfil da mesma. Vamos imaginar a seguinte situação: você é engenheiro e desenvolveu um projeto para uma mudança em um processo. Para explicar esse projeto para um grupo de engenheiros que trabalham com você, poderá usar um nível de detalhamento maior. Contudo, ao explicar o mesmo projeto para seu diretor, que tem um perfil mais autoritário, você precisará elaborar sua apresentação de uma forma mais direta e colocar informações relevantes ao universo e à necessidade dele.

Quando você assume a responsabilidade por “comunicar” e se engaja nesse objetivo, sem perceber, sua fisiologia corporal é energizada e sua expressividade verbal e não verbal trabalham com vigor. Isso, por si só, já é um grande atrativo para conquistar a atenção das pessoas. Some a tudo isso os benefícios que suas ideias levam para todos os envolvidos no assunto, fale com emoção e lembre-se sempre de que negativas não são fracassos, são somente resultados. Assim como com todo resultado, você pode analisar a questão, aprender com ela e gerar mudanças. Mantenha sempre em mente os pontos que o grupo deseja alcançar e construa pontes.

Organizações precisam de grupos trabalhando bem para poder crescer. Elas não existem e não crescem sem eles. Acredite: você também não cresce sozinho! Somos seres relacionais e nascemos para estar com pessoas.  Independentemente do que você faz na sua vida e carreira, precisa dos outros para se desenvolver e conquistar o que deseja. Crescer na profissão, nos negócios, crescer mentalmente, amadurecer e ser feliz. Assim, em todas as situações, mesmo em situações de conflito e divergência, entregue sempre o melhor que existe em você, dos seus talentos, do seu conhecimento, da sua atenção, da sua energia e da sua alegria! Aproveite todas as situações para inspirar crescimento e refletir luz!

Eu sou Cecília Lima, desperto e desenvolvo a excelência em pessoas para que se apresentem e se relacionem com confiança, autenticidade e clareza em todas as suas interações sociais e, assim, obtenham uma vida de conquistas, significado e realização.

 

 

Deixe um comentário

avatar
  Notificações  
Me notifique de