Hoje recebemos uma quantidade grande de informações durante o dia: notícias que chegam até nós de forma muito rápida, mensagens pessoais chegando por WhatsApp, o acompanhamento do que está acontecendo nas redes sociais. Como consequência da velocidade de informação, temos também mais compromissos e afazeres.

Nesse cenário, não é incomum nos pegarmos participando de uma reunião ou assistindo a uma apresentação, com o pensamento distante do que está acontecendo ali. Isso já aconteceu com você?

Mas e quando é você quem está falando? Quando é você que possui um objetivo e deseja a atenção de todos? É uma missão desafiadora chamar a atenção de quem está presente e isso é uma responsabilidade sua.  Você precisa ser hábil em conquistar a atenção de quem te ouve, fazendo com que o seu assunto seja a primeira opção na mente da audiência.

Uma dica muito importante para conseguir isso é, no início de seu discurso, apresentar o benefício do seu assunto, ou seja, o que as pessoas vão aprender e como podem usar o tema ou informação em suas vidas pessoais e/ou profissionais.

Veja este exemplo: imagine que eu esteja fazendo uma apresentação sobre oratória com o objetivo de convencer você a conquistar o melhor desempenho em sua carreira a partir da habilidade de falar bem em público. Acompanhe duas formas de iniciar esse assunto:

1 – Olá, boa tarde! Hoje vou falar sobre a Importância da Oratória

2 – Olá! Hoje eu vim falar de um assunto que, ao longo dos meus 15 anos de atuação com comunicação profissional, entendi ser o tema mais importante a todos os profissionais – independente de suas áreas – para crescerem na carreira e se destacarem: o tão desejado “falar bem em público”.

Qual desperta mais em você o desejo de me ouvir? Qual chama mais a sua atenção? Obviamente, o segundo.

Tenha isso em mente: a responsabilidade de chamar a atenção das pessoas para te ouvir é sua e explicitar o benefício do assunto é um ótimo caminho para isso. Assim, todas as vezes que preparar seus argumentos para participar de uma reunião, fazer uma apresentação ou ter uma conversa, seja criativo e estratégico para despertar a atenção das pessoas e fazer com que as mesmas escolham ter a atenção em você e deixar mensagens e pensamentos concorrentes de lado.

Deixe um comentário

avatar
  Notificações  
Me notifique de